terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

VIAJAR NO TEMPO p'ra FESTA DOS LOUCOS



"O Combate do Carnaval e a Quaresma" de Pieter Bruegel





VIAJAR NO TEMPO


A autocaravana permite viajar comodamente no tempo. Sempre que nos deslocamos neste veículo para os centros históricos há todo um passado que nos rodeia e nos faz “viver” naquelas épocas.

Para se “viver” a “Festa dos Loucos” há viajar até à Idade Média ou procurarmos reminiscências dessas festas nalgumas cidades e vilas de Portugal. E hoje, o dia por excelência da “Festa dos Loucos”, o melhor é com a sua autocaravana visitar, ver e participar nalgumas das mais conhecidas festas que têm lugar em Portugal. As mais famosas realizam-se em Ovar, Sesimbra, Madeira, Loulé, Nazaré e Torres Vedras que é, talvez, a mais típica. Tradições pagãs ainda são seguidas em Lazarim e Podence, com a participação docareto”. Resumindo, em Portugal, nas Festas dos Loucos mais tradicionais, a população saía às ruas, fazendo algazarra, cantando e caçoando das pessoas mais estranhas ou impopulares do lugar. Bonecos representando os "homenageados" eram crucificados e queimados, o que nos faz lembrar a "malhação do Judas".

Na Idade Média, na “Festa dos Loucos”, o folião perdia completamente sua identidade cristã e assumia os costumes pagãos. Na “Festa dos Loucos”, tudo passava a ser permitido, todos os constrangimentos sociais e religiosos eram abolidos. Disfarçados com fantasias que preservavam o anonimato, os “cristãos não-convertidos” se entregavam a várias licenciosidades, que eram, geralmente, associadas à veneração aos deuses pagãos.

Padres e clérigos podem ver-se usando máscaras e aparências monstruosas nas horas do ofício. Dançam no coro vestidos de mulheres, lacaios ou menestréis. Cantam canções licenciosas. Comem chouriços pretos no altar enquanto o oficiante diz a missa. Jogam aí aos dados. Incensam com um fumo fétido procedente da sola de sapatos velhos. Correm e pulam pela igreja, sem corar da sua vergonha. Viajam finalmente pela cidade e seus teatros em miseráveis carruagens e carroças; e suscitam o riso dos seus companheiros e circunstantes através de representações infames, com trejeitos indecentes e versos torpes e libertinos” . (Trecho de autor desconhecido transcrito do espaço “Educa Já”)

Viaje no tempo com a sua autocaravana e participe nas FESTAS DOS LOUCOS



MODA DO ENTRUDO





Sem comentários:

Enviar um comentário