quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Será vergonha?



Imagem do Blogue FATOS Curiosos




SERÁ VERGONHA?


A Direcção da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) em 29 de Outubro de 2013 aprovou o Regulamento da Comissão de Autocaravanismo. (ver AQUI).

Foi essa mesma Direcção que também ratificou a Declaração de Princípios (ver AQUI) e que num extenso texto reflectiu sobre o Movimento Autocaravanista de Portugal (ver AQUI) onde a FCMP assumia, entre outras afirmações similares, que “(…) o autocaravanismo necessita é de que as leis existentes sejam cumpridas, nomeadamente o Código da Estrada, e não de novas leis restritivas e discriminatórias

Ao aprovar o Regulamento da Comissão de Autocaravanismo que objectivos pretendia a Direcção da FCMP alcançar? Pretendia (é a própria Direcção que o diz) que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP fosse obrigatoriamente auscultada sobre as decisões da Federação e que zelasse pelos interesses dos Autocaravanistas.

Procurei no Portal da FCMP obter informação sobre a prática dos deveres globais da Comissão de Autocaravanismo como, por exemplo, a posição que a Comissão assumiu face às propostas feitas pela Direcção da FCMP na Comissão de Turismo da Assembleia da República. Nada encontrando no Portal da FCMP conclui que a Comissão de Autocaravanismo (ver AQUI) não foi consultada como deveria ter sido ou não teve capacidade para se pronunciar. Na circunstância será legítimo perguntar para que serve a Comissão de Autocaravanismo da FCMP e em que beneficiam os autocaravanistas com a sua existência?

Recordo, para um eventual melhor entendimento do que se passa no seio da FCMP, sobre autocaravanismo, que foi o presidente da FCMP que “fazendo tábua rasa” de todos os princípios e objectivos que a FCMP subscreveu relativamente ao autocaravanismo, compareceu numa audiência na Assembleia da República (ver AQUI) junto do Grupo de Trabalho de Turismo da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas para propor alterações à legislação existente que obrigasse os veículos autocaravanas a pernoitar em Parques de Campismo. A mensagem que então a FCMP passou para o exterior e para os respectivos associados, quando esteve a ser ouvida em audiência, foi absolutamente clara nas intenções. Apresentou uma proposta de legislação em que entre outros objectivos pretendia que os veículos estacionados à noite com pessoas no interior só o pudessem fazer em Parques de Campismo e justificou a proposta, essencialmente, com os maus comportamentos de autocaravanistas e com a segurança nacional. Incompreensivelmente nem o vídeo, nem uma simples nota, sobre a audiência, encontro registada no Portal da FCMP. SERÁ VERGONHA?

Mas, que tem feito a FCMP pelo Autocaravanismo?

Desde 1 de Janeiro de 2016 no Plano das Actividades constante do Portal da FCMP apenas é referido (ver AQUI) (1) uma actividade pedestrianista promovida pela Secção de Pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha, (2) um Encontro Autocaravanista dinamizado pelo CPA, (3) o Encontro da Primavera promovido pelo CAC-CL mas que, já em 2017 é definido na respectiva secção como uma actividade Campista e (4) o Acampamento de São Martinho da responsabilidade do CCA de Torres Vedras. Na realidade, desde 2016 que apenas teve lugar uma única actividade autocaravanista no âmbito da FCMP e, mesmo essa, promovida pelo CPA, associação que em Novembro de 2016 se desvinculou da federação.

Face ao exposto, pergunto: O que fazem os dirigentes da FCMP pelo autocaravanismo? E, já agora, o que faz a Comissão de Autocaravanismo?


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)



1 comentário: