segunda-feira, 8 de maio de 2017

Museu Machado de Castro


Imagem do espaço de jarhtk


MUSEU MACHADO DE CASTRO




Museu Machado de Castro – “O decreto que determinou a criação do Museu Nacional de Machado de Castro data de 1911. A abertura ao público aconteceu a 11 de Outubro de 1913, tendo António Augusto Gonçalves como primeiro director (1913-1928).

Os objetivos iniciais do museu eram diversos dos actuais, destinando-se, nas palavras do diretor, a "oferecer ao estudo público colecções e exemplares da evolução da história do trabalho nacional", devendo ser ampliado com uma "secção de artefactos modernos destinada à educação do gosto público e à aprendizagem das classes operárias".”

Joaquim Machado de Castro, “Cavalleiro da Ordem de Christo, Esculptor da Casa Real e Obras Públicas. Nasceu em Coimbra aos 19 de Junho de 1731.”

Conhecido como escultor de Lisboa, Machado de Castro é todavia natural de Coimbra, à qual deveu, além do berço, a formação humanista que recebeu dos Jesuítas. Esses valores, bem como a aptidão para a arte que descobriu com seu pai, Manuel Machado Teixeira, mestre de nome na cidade, e o contacto direto com o italiano Alessandro Giusti, fizeram dele o maior e mais culto dos escultores portugueses do seu tempo.

Mais informação pode ser acedida AQUI


O museu é um organismo vivo

(Visite os nossos museus)



Sem comentários:

Enviar um comentário