quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Welcome Friendly Place




Welcome Friendly Place


O projecto “Welcome Friendly Place” (ver AQUI) foi, pela mão da Associação Autocaravanista de Portugal - CPA , concretizado e tornado público no passado dia 27 de Novembro de 2016.

Já em 13 de Abril de 2015 (ver AQUI) eu afirmava:

O CPA, consequente com a política autocaravanista que vem desenvolvendo, apresentou o programa “Welcome Friendly Place” que se destina, junto da comunidade autocaravanista, nacional e internacional, a promover os Concelhos (que não pratiquem discriminação negativa) e Regiões Turísticas onde o autocaravanismo é reconhecido como uma actividade de interesse.

Ao longo dos 26 anos de existência do CPA, em que a história do autocaravanismo se confunde com a história desta associação, tem sido uma evidência que os projectos apresentados e concretizados vão muito além dos aspectos meramente lúdicos.

Alguns (muitos? poucos?) não terão valorizado a informação dada pela Vice-Presidente da Direcção do CPA no dia 11 do passado mês de Abril (2015) no Colóquio / Informação realizado no decorrer da NAUTICAMPO e que constituiu uma autêntica pedrada no charco ao assumir-se que o autocaravanismo tem que ter uma especial atenção no desenvolvimento dos interesses das populações, mormente nas especificidades de cada localidade, mas em estreita colaboração com as autarquias. (...)

Está-se perante o início de um projecto que se perspectiva vir a ser de grande envergadura. Um projecto que na actualidade só é possível de se concretizar, com qualidade, no âmbito de uma associação como o CPA.”(Trecho do Blogue “Papa Léguas Portugal – Autocaravanismo” – ver AQUI)

A excelência do projecto “Welcome Friendly Place” é, obviamente na interpretação que dele faço, um importante contributo para a implementação da “Declaração de Princípios” (ver AQUI). No entanto, a implementação da Declaração de Princípios não é exclusivamente feita através do óbice à discriminação negativa do veículo autocaravana. Também este projecto contribui para o desenvolvimento local e para a criação de pelo menos uma Área de Serviço de Autocaravanas por Concelho.

Com o projecto “Welcome Friendly Place”, projecto que só com bastante vontade política associações como o CPA têm capacidade para o implementar de forma sustentada, está-se a passar das palavras aos actos.

Numa ocasião em que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, pela negativa, promove a Discriminação Negativa dos veículos autocaravanas com a apresentação de propostas legislativas (ver AQUI), a Associação Autocaravanista de Portugal - CPA, pela positiva, cria um projecto que favorece as populações, o comércio local e os municípios.

Mas, este projecto não tem apenas âmbito nacional. Com o “Welcome Friendly Place” (daí o nome e a possibilidade de tradução para inglês e francês) deseja-se que sejam “Bem-Vindos aos Municípios Amigos” os autocaravanistas de todo o mundo. E que tragam outro amigo, também.

PARABÉNS CPA



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)



Sem comentários:

Enviar um comentário