quinta-feira, 20 de outubro de 2016

OS PIRATAS



Imagem do blogue “Planet Party”




AMBIENTE - PIRATAS - AUTOCARAVANISTAS


O meio ambiente, (do latim ambiens/ambientis, com o sentido de envolver algo) é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres que vivem nela. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.”

O Pirata é um bandido que se dedica ao roubo e ao saque marítimo. Apropria-se daquilo que não lhe pertence e fá-lo fortemente armado e à margem da lei. Por vezes contam com a protecção de um estado ou nação e actuam em seu nome a coberto do que antes era denominado de “cartas de corso”. Nesse caso denominavam-se corsários.


São muitos os autocaravanistas que consideram que a implementação de Áreas de Serviço para Autocaravanas também contribui para a protecção ambiental e que criticam negativamente as acções nefastas, designadamente a poluição, que são praticadas com águas saponárias e/ou químicas, exigindo, além de maior e melhor fiscalização, que os prevaricadores sejam penalizados.

Contudo, enquanto essa maior e melhor fiscalização sobre os prevaricadores se não concretiza de forma eficaz, talvez o recurso à ajuda de "piratas" seja um caminho. Em determinados contextos poderá ser esse o único caminho possível?

O vídeo abaixo, sobre os “PIRATAS”, fez-me reflectir se valeria a pena os autocaravanistas e as respectivas associações erguerem bem alto a bandeira da defesa ecológica, exigirem medidas de protecção do ambiente, quando há países do chamado 1º mundo que alegadamente as não cumprem, contribuindo, assim, para a miséria total de pequenos territórios e perante a indiferença dos areópagos internacionais. A desproporção das violações ambientais praticadas por alguns autocaravanistas quando comparadas com as reveladas por "Piratas" é gigantesca A injustiça é flagrante e constata-se que o poder do dinheiro (tantas e tantas vezes com o apoio do poder político) sobrepõe-se aos mais elementares direitos humanos.


VEJA O VÍDEO E INDIGNE-SE 










(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) - AQUI)




Sem comentários:

Enviar um comentário