quinta-feira, 23 de julho de 2015

PENSAMENTOS DE… François Chateaubriand




PENSAMENTOS


“Um estado político, onde alguns indivíduos têm milhões de rendimento enquanto outros morrem de fome, poderá subsistir quando a religião deixa de lá estar com as suas esperanças noutro mundo, para explicar o sacrifício?”

François Chateaubriand




François-René de Chateaubriand (nome completo François René Auguste de Chateaubriand; Saint-Malo, 4 de Setembro de 1768 — Paris, 4 de Julho de 1848), também conhecido como visconde de Chateaubriand, foi um escritor, ensaísta, diplomata e político francês que se imortalizou pela sua magnífica obra literária de carácter pré-romântico. Pela força da sua imaginação e o brilho do seu estilo, que uniu a eloquência ao colorido das descrições, Chateaubriand exerceu uma profunda influência na literatura romântica de raiz europeia, incluindo a lusófona.


“As ciências explicam tudo para a inteligência e nada para o coração”


Oriundo de uma família aristocrática, François-René de Chateaubriand nasceu em 4 de setembro de 1768 em Saint Malo, o último de dez filhos de Chateaubriand, ele passou a sua infância no castelo ancestral de sua família o Combourg. Sentia desde muito cedo a vocação eclesiástica mas, apesar disso, decidiu tentar a sua sorte fazendo carreira na Marinha Francesa, seguindo o exemplo de alguns dos seus antepassados. Por volta de 1786 já era sub-tenente e, pouco tempo depois, teve a honra de ser apresentado ao então rei de França, Luís XVI, pelo que passou a frequentar a corte em Paris.

Esteve na América e, regressando ao tempo em que se deu a Revolução Francesa, emigrou em 1792 para a Inglaterra, onde passou a viver. De volta à França em 1800, apesar de lisonjeado por Bonaparte, acabou rompendo com ele após o assassínio do Duque d'Enghien. No mesmo ano sofreu um enorme desgosto ao ter notícias da morte da mãe e da irmã, e tornou a abraçar a fé católica.

Durante a Restauração, foi embaixador em Londres, depois ministro dos Negócios Estrangeiros de 1822 a 1824, mas manifestou sua oposição às nomeações feitas por Carlos X.

Sua reputação literária foi-lhe assegurada por O Gênio do Cristianismo, 1802, ao qual se seguiram os episódios romanescos de Atala e de René. Distanciando-se assim de Napoleão, zarpou de viagem em 1806, desta feita rumo ao Oriente, visitando lugares tão longínquos como a Grécia, a Turquia, o Egipto e o Magrebe, em busca dos lugares onde a fé cristã começara. Em resultado desta sua experiência publicou Os Mártires, 1809, que tornar-se-iam a ilustração das teses defendidas em o Gênio do Cristianismo. Mas sua obra-prima foi o diário apaixonado de sua vida, as Memórias de Além-Túmulo.

Pela força de sua imaginação e o brilho de seu estilo, que uniu a eloqüência da paixão ao colorido das descrições, Chateaubriand exerceu influência considerável no movimento romântico.

Encontra-se colaboração da sua autoria, publicada postumamente, na revista Serões (1901-1911).

 Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre


(Todas as Quintas-feiras, nos meses de Junho, Julho e Agosto, no Blogue do Papa Léguas Portugal, a habitual “Opinião das Quintas-feiras” é substituída pela rubrica “Pensamentos”)


Sem comentários:

Enviar um comentário