quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pedagogia Autocaravanista


Imagem do Blogue “Escola Barro Branco 2



PEDAGOGIA AUTOCARAVANISTA

O “Jornal de Negócios” de 28 de Abril passado despertou a minha atenção quando noticiou que a “Portugal Ventures” teria investido na “Indie Campers”.

A “Portugal Ventures” é um organismo público de capital de risco e a “Indie Campers” é uma empresa dedicada ao aluguer de veículos de recreio e turismo idênticos (ou mesmo iguais) a autocaravanas.

Encontrando-se na Península Ibérica, se quiser alugar uma “Campervan” pode fazê-lo no Porto, Lisboa, Faro, Bilbao, Barcelona ou Málaga e, segundo a informação disponível, com uma qualidade serviço / preço muito aliciante.

Embora não existam dados estatísticos que o confirmem, em princípio os utilizadores dos serviços de aluguer, são pessoas que desconhecem as regras básicas a que deve obedecer a utilização de uma autocaravana. Aliás, as fotos de algumas empresas que se dedicam ao aluguer de autocaravanas apelam ao campismo em lugares paradisíacos. Campismo que em Portugal é proibido na via pública.

Vem isto também a propósito da subscrição da “Declaração de Princípios” em 14 de Dezembro de 2010 pela “Comissão Especializada de Caravanas e Autocaravanas da Associação de Comércio Automóvel de Portugal” conforme se pode ler no Comunicado 2011/02 do Clube Português de Autocaravanas.

Neste comunicado era já bem patente a preocupação do CPA em que os representantes e comerciantes de autocaravanas habilitassem os compradores com informação bastante para uma utilização plena e correcta dos veículos.

A compreensão, por parte dos comerciantes que vendem e alugam autocaravanas de que este veículo permite umas férias itinerantes diferentes e que cada vez se torna mais aliciante comprar ou alugar uma autocaravana, não pode ser desligada da responsabilidade de dar a conhecer a ética autocaravanista pela qual se devem orientar os utilizadores de autocaravanas.

Torna-se imprescindível que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal publique um opusculo que de forma atractiva divulgue as regras cívicas de utilização de uma autocaravana. Folheto que deve ser divulgado (de preferência em formato PDF) no Portal da FCMP, afixado nos Parques da Federação e nos das associadas, além de distribuído pelo comércio da especialidade para ser incluído, pelo menos, nos documentos das autocaravanas vendidas e alugadas.

Mas, também a “Comissão Especializada de Caravanas e Autocaravanas da Associação de Comércio Automóvel de Portugal” tem a obrigação ética, se já não o faz, de colaborar neste plano.

A divulgação e implementação de uma pedagogia autocaravanista, não pode continuar a ser considerada secundária, tem que merecer, por parte de todas as associações vocacionadas para o autocaravanismo e muito especialmente da Federação de Campismo e montanhismo de Portugal, uma atenção prioritária e, até por motivos óbvios, não é aceitável que possa ser protelada para depois da época estival.



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI).



ESCLARECIMENTO


No período compreendido entre 1 de Junho e 30 de Setembro de 2015 a habitual “Opinião das Quintas-feiras” fica suspensa.

Nas páginas do Facebook, no mesmo período, não serão colocados “postes”.

O Blogue “Papa Léguas Portugal AUTOCARAVANISMO” continuará, sem interrupção, a produzir informação diária.

Sem comentários:

Enviar um comentário