segunda-feira, 13 de abril de 2015

A NAUTICAMPO terminou - CPA e FCMP de parabéns





A NAUTICAMPO 2015 terminou
(CPA e FCMP de parabéns)




A “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal” e a “Associação de Autocaravanismo de Portugal – CPA” mais uma vez marcaram presença na FIL e, de forma activa, deram continuidade ao passado ao desenvolverem acções positivas no âmbito das modalidades que representam.

No dia 11 de Abril, Sexta-feira, no Colóquio / Informação que realizou, Jaime Santana, Vice-Presidente da FCMP, chamou a atenção para o 27º Acampamento Nacional que se vai realizar simultaneamente com 13º Acampamento Ibérico e que terão lugar entre 10 a 14 de Junho de 2015 no Parque de Campismo de Monsanto, em Lisboa.

Coube a João Pereira, Presidente da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo, anunciar que a realização do 84º FICC International Rally Portugal se irá realizar em 2016 no Alto Minho, mais concretamente na região de Monsanto, (ver OBS.*) no período de 29 de Julho a 7 de Agosto de 2016.

Considero, contudo, que o esclarecimento mais importante que foi prestado pelo Presidente da FICC reporta-se à informação de que o Camping Card International (Cartão Campista Internacional – CCI) ter incorporado um Seguro de Responsabilidade Civil que abrange o respectivo portador desde que ele sai da residência habitual até ao regresso e tem efeitos em qualquer local, seja num Parque de Campismo, seja numa Área de Serviço de Autocaravanas, seja (espante-se gente incrédula) num hotel. Mais foi dito que em breve esta abrangência do CCI seria melhor apresentada no Portal da FICC.

Trata-se de uma mais-valia de extraordinária importância que o CCI já tem (embora não divulgada convenientemente) e que nenhum cartão alegadamente idêntico tem, o que só prestigia uma instituição sem fins lucrativos como é a FICC.




No espaço de intervenção da FIL, imediatamente após a acção da FCMP, Teresa Paiva, Vice-Presidente do CPA, lançou o projecto “Welcome Friendly Place” que constitui uma autêntica pedrada no charco no turismo em autocaravana (e não só), assumindo que o autocaravanismo tem que ter em atenção o desenvolvimento dos interesses das populações e as especificidades de cada localidade, mas em estreita colaboração com as autarquias.

O CPA, consequente com a política autocaravanista que vem desenvolvendo, apresentou o programa “Welcome Friendly Place” que se destina, junto da comunidade autocaravanista, nacional e internacional, a promover os Concelhos (que não pratiquem discriminação negativa) e Regiões Turísticas onde o autocaravanismo é reconhecido como uma actividade de interesse.

Não obstante já estar a ser realizado trabalho junto de mais de uma dezena de municípios o CPA só irá prosseguir com a concretização efectiva do projecto quando a quantidade de Câmaras Municipais aderentes for significativa, por forma a dar sustentabilidade a esta iniciativa,

Por último, nesse mesmo dia, Victor Andrade, apresentou formalmente o Projecto “Portugal Tradicional” que define uma política de desenvolvimento turístico com base na divulgação dos produtos tradicionais portugueses, para o qual foi criada uma aplicação informática já disponível gratuitamente. A forma de “descarregar” a aplicação informática do Portal do “Portugal Tradicional” e de funcionamento da mesma aplicação foi pormenorizadamente esclarecida.

O responsável pelo Projecto estabeleceu ainda uma relação entre os produtos tradicionais portugueses que seriam disponibilizados pelos produtores aos autocaravanistas, acolhidos gratuitamente nos locais de produção e a memorização que estas actividades de proximidade iriam seguramente ter nas recordações dos participantes, o que constituiria uma das melhores publicidades na divulgação dos produtos.

Considerando que existem internacionalmente, pelo menos, 7 projectos semelhantes foi feito um apelo à FICC (e à FCMP) para que divulgasse estas iniciativas, o que, tudo o leva a crer, será correspondido.




No dia 12 de Abril, Sábado, o CPA realizou um Colóquio / Tertúlia subordinado ao tema "Turismo em Autocaravana – Uma forma de viajar".

Foram oradores David Estrela (Destinos improváveis), Mário Prista   (Para onde a vontade nos leva) e Rui Narciso (Programar e preparar a viagem é já viajar) a quem foram, após as respectivas intervenções, solicitados alguns esclarecimentos, o que é demonstrativo do interesse desta iniciativa do CPA.




De realçar que, não obstante a longa intervenção que proferiu, David Estrela conseguiu trazer à consciência dos presentes a abismal diferença que existe em preparar e realizar uma viagem em autocaravana para além das fronteiras europeias.




Mário Prista não deixou de focar a relação e o apoio que o veículo autocaravana dá a quem também seja pedestrianista e pratique ciclo turismo, permitindo assim uma inter-relação na descoberta de um específico turismo cultural que de outra forma não seria tão viável.




Rui Narciso deu a visão pessoal de como as viagens de âmbito internacional e por períodos superiores a um mês poderiam ser programadas e preparadas e considerou, ao terminar, que o autocaravanismo, como a vida, é um todo e que esse todo deve incluir a luta contra a discriminação negativa, pela liberdade de viajar.




A sessão foi encerrada por Paulo Moz Barbosa, Presidente da Direcção do CPA, que agradeceu as presenças e convidou todos para com um cálice de Porto brindar “a liberdade de viajar em autocaravana”.


Estas iniciativas promovidas pela “Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal” e pela “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA”, no decorrer da NAUTICAMPO 2015, terão eventualmente potenciado cerca de duas dezenas de novos sócios ao CPA e a renovação de inúmeras Licenças Desportivas à FCMP, numa inequívoca demonstração de vitalidade.

OBS* 
Por lapso, quando me referi ao Alto Minho como o local onde se irá realizar o 84º FICC International Rally Portugal,  acrescentei erradamente que seria na Região de Monsanto, sugestionado por no parágrafo anterior ter referido Monsanto como o local onde se iria realizar o 27º Acampamento Nacional e o 13º Acampamento Ibérico.

Pelo erro involuntário apresento as minhas desculpas ao Presidente da FICC e aos leitores.

********************

Relativamente à informação errada e já corrigida de que o 84º FICC International Rally Portugal se iria realizar numa inexistente região de Monsanto, no Alto Minho, já me é possível informar, hoje dia 19 de Abril de 2015, que o local da realização deste evento será em Ponte de Lima.






Sem comentários:

Enviar um comentário