quarta-feira, 18 de março de 2015

O X GESTO espera por si




NÃO PARE ESTE GESTO - PARTICIPE


As inscrições para o “X GESTO ECO SOLIDÁRIO” terminam hoje, dia 18 de Março (ver AQUI).



A lápide que assinala a 1ª Edição do GESTO ainda se encontra no alto da Serra de S. Macário recordando um GESTO SOLIDÁRIO de um Grupo de Autocaravanistas Ibéricos.


O Gesto nasce, em 2006, numa iniciativa de um grupo de autocaravanistas ibéricos, tendo como motivo a solidariedade para com a serra e as suas gentes, tão fustigadas pelo fogo, no verão de 2005, ao qual esteve sempre associado o desenvolvimento de uma imagem positiva do autocaravanismo justificada pela ligação a uma causa nobre. A partir daí, anualmente, nesta data, o GESTO ECO SOLIDÁRIO tem continuado o seu caminho.


Segundo a tradição quem percorrer a passagem que as imagens mostram será feliz


Lenda de S. Macário

Diz a lenda que Macário era um homem bom, mas pobre e tinha como profissão almocreve o que o obrigava a fazer grandes viagens.

Um dia, numa das suas ausências, os pais dele, pensando que estaria em casa, vieram visitá-lo. Chegaram cheios de fome e frio.

Em casa estava apenas a mulher de Macário. Ainda tinha restos de sopa que tinha feito para ela e pão e com isso matou-lhes a fome. Como estava frio e a lenha no era muita a ditosa senhora cedeu a sua própria cama aos sogros para que se aquecessem, enquanto ela foi buscar um molho de lenha.

Sem que a esposa soubesse, entretanto Macário chegou de mais uma das suas viagens. Como não viu a esposa foi à cama onde se encontravam duas pessoas a dormir. Como a claridade era pouca no interior do casebre e cego com os ciúmes pensou que seria a sua mulher que dormia acompanhada por alguém. Puxou de uma faca e matou-os. Passado algum tempo a mulher chegou com o molho da lenha e grande foi o espanto de Macário. A mulher perguntou-lhe se os pais já tinham acordado e ele contou-lhe o que tinha acabado de fazer.

Ficou tão arrependido que resolveu castigar-se, correndo montes e montes, sempre a pé e sozinho e jurou a si próprio que se um dia se fixasse em algum lugar seria num sítio bem alto, onde não vivesse ninguém e de onde pudesse contemplar a maravilha da Natureza em toda a volta e aí sim adoraria a Deus para o resto da vida.

Esse local foi o monte de S. Macário que se situa na serra da Arada e actualmente pertence a três freguesias: S. Martinho das Moitas, Covas do Rio e Sul.

Aí viveu pobremente, comendo mel, gafanhotos e répteis assim como rebentos de árvores.

Diz igualmente a lenda que, para se aquecer, vinha à povoação mais próxima —Macieira — buscar brasas e as transportava na mão sem se queimar. Porém um dia, quando transportava as brasas, passou por uma pegureira (pastora) nova, olhou-lhe para as pernas, que por sinal eram jeitosas, e, nesse mesmo instante queimou-se nas mãos.

A lenda não fala da sua morte.

No local mais alto do monte foi edificada uma capela onde se venera o santo e cuja festa se realiza sempre no último fim-de-semana do mês de Julho.

Mais abaixo, a cerca de trezentos metros de distância da capela referida, encontra-se outra que, segundo a lenda, era onde o santo vivia.



Para saber mais sobre anteriores ECOS aceda AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário