quinta-feira, 12 de março de 2015

NAUTICAMPO: Uma oportunidade para difundir princípios


Imagem do Portal da “NAUTICAMPO


Contributos para a história da NAUTICAMPO
 (...e não só)


A 1ª Edição da NAUTICAMPO teve lugar na Feira Internacional de Lisboa de 10 a 19 de Março de 1967.

Criada em 1967 a Nauticampo é o salão de eleição dos nautas e autocaravanistas portugueses e o mais antigo salão de lazer em Portugal, estando inclusive entre os dez mais antigos da Europa, marco que só foi possível alcançar com grande dinâmica e respostas à altura das conjunturas difíceis por que a Nauticampo passou ao longo dos últimos 48 anos.



Imagem do Fórum “Catrineta Fórum do Autocaravanismo 


NAUTICAMPO 2009

As minhas recordações históricas da NAUTICAMPO e conotadas com o CPA (Associação Autocaravanista de Portugal – CPA) têm início em 2009, ano em que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e o Clube Português de Autocaravanas (como então se chamava o CPA) organizaram um colóquio sobre os seguintes temas:

Autocaravanismo na Europa - Orador: José Iglésias González, Presidente da Comissão de Autocaravanismo da FICC

O novo regime jurídico dos parques de campismo privativos associativos com especial incidência no novo regime jurídico do autocaravanismo – Orador: Vítor Ferreira (Dr.), Consultor e Advogado da FCMP

A importância do representante oficial de marca na distribuição de caravanas e autocaravanas - Orador: Amélia Silva, Representante da comissão especializada de caravanas e autocaravanas da ACAP

Os Clubes e o Autocaravanismo em Portugal - Orador: João Cardoso (Dr.), Presidente do Conselho Fiscal do CPA


NAUTICAMPO 2010

Em 2010 não se realizou, com grande lamento dos autocaravanistas, a NAUTICAMPO.





NAUTICAMPO 2011

No ano seguinte, em 2011, após um esforço redobrado da organização da NAUTICAMPO e da Comissão Especializada de Caravanas e Autocaravanas da ACAP (Associação de Comércio Automóvel de Portugal), de novo a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal promoveu um colóquio, organizado pelo Automóvel Clube de Portugal e pelo Clube Português de Autocaravanas, com a colaboração da ACAP.

As autocaravanas, nesse ano, dispuseram do Parque da Praça Sony, com vigilância permanente, para poderem estacionar pelo prazo em que a NAUTICAMPO decorreu.

Estiveram na Mesa Coordenadora do Colóquio:

Fernando Cipriano (Dr.), Presidente da FCMP
Vítor Andrade (Professor), do Portugal tradicional
Sérgio Marques (Eng.º) do ACP
Mário Mota, Autarca e Presidente do Clube Torrejano
Natal da Luz (Dr.), Mestre em História

Também fizeram intervenções de fundo relacionadas com a apresentação do livro “Férias Portáteis” a responsável da CAMPINANDA Amélia Silva e o apresentador de televisão Francisco Mendes

Foram nesse Colóquio abordados os seguintes temas:

- “Portugal Tradicional” similar, em Portugal, ao “France Pasion”, em França

- Condução específica de uma autocaravana

- Uma experiência pessoal na utilização de uma autocaravana


- O “Campista Autocaravanista” e o condutor de uma autocaravana

- Apresentação do livro “Férias Portáteis” 




NAUTICAMPO 2012

Na edição da NAUTICAMPO de 2012 o Clube Português de Autocaravanas promoveu, e organizou um colóquio sobre o tema “PELO DIREITO AO AUTOCARAVANISMO - Estacionamento de Autocaravanas nos espaços públicos”.

Na mesa do colóquio estiveram o Presidente da Direcção do CPA e a advogada Sandra Minez (Dr.ª).

O Presidente da Direcção do CPA assentou a intervenção em três os princípios básicos:

- Pedagogia Autocaravanista;
- Estacionar e Acampar em Autocaravana;
- Discriminação negativa.

No desenvolvimento que se seguiu de cada um dos princípios destaca-se, entre outros (a) a necessidade da promoção de sessões de formação, com valências pré-definidas, que promovessem uma postura autocaravanista nos aspectos campista e turísticos e com emissão de uma Carta Autocaravanista para os participantes, (b) a definição do conceito de Acampar e estacionar em Autocaravana, conforme consta da Declaração de Princípios e (c) a oposição à discriminação negativa das autocaravanas que é lesiva da igualdade de tratamento a que todos têm direito e que se não coaduna com a existência de diplomas que legislem de forma discriminatória, impedindo especificamente o veículo autocaravana de estacionar onde outros veículos de igual ou semelhante gabarito o podem fazer.

A Dr.ª Sandra Minez (advogada) esclareceu que a lei sobre o estacionamento não oferecia quaisquer dúvidas e que se aplicava a todos os veículos e, também, às autocaravanas, afirmando que não era legal a existência de qualquer sinal que não constasse de legislação.

No que se refere a uma definição de acampar em autocaravana informou que, não existindo legislação sobre a matéria, tornava-se difícil uma opinião jurídica e que, por ventura podia-se justificar a criação de legislação.

Entendeu, também, que era de duvidosa constitucionalidade a Lei que impedia, apenas as autocaravanas, de estarem estacionadas entre as 0 e as 8 horas no espaço definido nos Planos de Ordenamento da Costa.


NAUTICAMPO 2013

Em 2013 não se realizou a NAUTICAMPO.


NAUTICAMPO 2014

Em 2014 não se realizou a NAUTICAMPO.



Imagem do Portal “Cockpit Automóvel

NAUTICAMPO 2015

Tudo se posiciona para que a 45ª edição da NAUTICAMPO organizada sob o lema “Prazeres da natureza” dê o mote a esta grande realização que contará com as seguintes áreas temáticas: Embarcações de recreio e motores, Acessórios náuticos, Reparação naval e serviços náuticos, Caravanas e de autocaravanas, Indústria náutica em Portugal, Turismo náutico e de natureza, Pesca desportiva, Surf, Kitesurf, Canoagem, Mergulho, Windsurf, Paddle e Aventura.

É também minha convicção que a "Associação Autocaravanista de Portugal – CPA" (que já anunciou publicamente a sua presença neste certame) não deixará de dar um “toque personalizado” e dinamizador do autocaravanismo para gaudio dos autocaravanistas e do autocaravanismo em todas as vertentes como, aliás, o veio fazendo ao longo das anteriores edições da NAUTICAMPO.

Neste ano de 2015 em que a discriminação negativa do veículo autocaravana está a subir a níveis mais elevados do que os verificados anteriormente torna-se premente e incontornável que as associações autocaravanistas e todas as que subscreveram a Declaração de Princípios e que estejam na NAUTICAMPO não deixem de intervir junto dos visitantes e, de alguma forma, divulgar os princípios cívicos a que os autocaravanistas devem estar obrigados. Instituições como a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Automóvel Clube de Portugal e Comissão Especializada de Caravanas e Autocaravanas da Associação de Comércio Automóvel têm, neste particular, especiais responsabilidades.


Localização da NAUTICAMPO 2015

O Parque de Exposições está situado numa zona nobre de Lisboa (Rua do Bojador, Parque das Nações), a 7 minutos do Aeroporto e a 3 minutos da Estação do Oriente, com acessos de autocarro, metro, comboio e táxi. Situado na margem norte do rio Tejo, o parque de exposições diferencia-se por estar rodeado de espaços verdes, zonas de lazer, muitas actividades de interesse e uma ampla área comercial onde é possível desfrutar de agradáveis momentos.

Horário

8 de Abril                    – 10H00 às 22H00
9 a 11 de Abril           – 10H00 às 23H00
12 Abril                       – 10H00 às 20H00

Preços

Bilhete individual: 5 €
Cartão Jovem | Estudante | Sénior > 65 anos: 2,50€
Crianças até os 10 anos: entrada gratuita


EU VOU ANDAR POR LÁ!

E O COMPANHEIRO?



(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)

Sem comentários:

Enviar um comentário