domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher


Imagem do Blogue "Cartão do Aluno"


Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março

A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.

Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.

Fonte: Calendar r Portugal



Às saudosas e aos saudosos do passado recordo:

Até 1969 as mulheres casadas precisavam de autorização do marido para tirarem passaporte.

O acesso das mulheres a todos os cargos da carreira administrativa local, da carreira diplomática e da magistratura, só foi possível a partir de 1974, mas o acesso às Forças Armadas só a partir de 1990.

Antes de 1975 o marido que matasse a mulher em flagrante de adultério ou matasse as filhas menores de 21 anos que se deixassem seduzir apenas tinham uma pena de desterro.

A não discriminação em função do sexo que permitia ao marido ler a correspondência da mulher e que se a prostituísse até tinha atenuantes penais só foi extinta a partir de 1976.


Presentemente ainda não existe legislação que dê às vítimas de violência doméstica (que em princípio são mulheres) o direito de poderem permanecer na habitação e expulsem da mesma os agressores.


Sem comentários:

Enviar um comentário