sábado, 27 de dezembro de 2014

Almoçar e Jantar nas Muralhas de Celoryco


Foto do Portal do Restaurante “Muralhas de Celoryco”


MURALHAS DE CELORYCO

Almoços e jantares quentinhos, acabados de fazer, com um cheiro e sabor serrano, contribuem para a boa comida servida com grande hospitalidade e esmerado serviço neste restaurante que se localiza-se muito perto da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Antes ou depois de almoçar aproveite para visitar Celorico da Beira e para que a visita seja mais apetecível aqui fica um pouco da história de

Celorico da Beira

Foi o rio Mondego que marcou, desde sempre, a história do concelho. Localizada num local estratégico, Celorico da Beira cedo fez despontar o seu carácter defensivo. Do ponto de vista do povoamento histórico, terão sido os Túrdulos os primeiros povos a ocuparem a zona, 500 A.C. Existem historiadores que acreditam na fundação de Celorico da Beira 2000 anos A.C. por Brigo. Também os Romanos, Godos e Árabes terão passado pelas terras do concelho. A presença romana é atestada pela existência de troços de calçada romana. O recinto do Castelo mostra evidências da importância estratégica da localidade na defesa contra os ataques de Castela. De resto, os castelos de Linhares da Beira e de Celorico assumiram um relevo particular em toda a estratégia defensiva do território da beira. Foi D. Afonso I que atribuiu o primeiro foral tendo sido confirmado por D. Afonso II em 1217. A categoria de vila e o foral novo foram assinados por D. Manuel I em 1512.

Fonte: Wikipédia - A Enciclopédia Livre

A localização estratégica de Celorico da Beira colocou-a no centro de diversas tentativas de conquista, contando-se a propósito a

Lenda da Truta

A história de Celorico da Beira está vincada nos diversos cercos de que foi alvo. O mais famoso dos quais ocorreu em 1245 por D. Afonso III atribuindo-se ao alcaide-mor de então, Fernão Rodrigues Pacheco, a célebre Lenda da Truta. Durante o cerco, quando tudo parecia perdido, eis que surgiu nos céus, sobre o castelo, uma águia com uma truta nas garras. A ave deixou cair o peixe dentro das muralhas facto esse aproveitado por Fernão Pacheco. Em vez da truta ter sido cozinhada e distribuída pelos habitantes cercados, este mandou confeccioná-la para ser oferecida ao Bolonhês… Com este sinal de “abundância”, Afonso III resignou ao cerco libertando Celorico… Na história mais recente, durante as Invasões Francesas, Celorico serviu de quartel-general dos aliados.

Fonte: Wikipédia - A Enciclopédia Livre

O restaurante “Muralhas de Celoryco” pode ser facilmente encontrado na

Rua Sacadura Cabral Nº46
6360-348 Celorico da Beira
PORTUGAL

Telefones: 271 748 033 e 910 174 333/4

Coordenadas: Latitude: 40.634 367' - Longitude: 07.394 635'



O Índice Temático GASTRONOMIA pode ser acedido AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário