domingo, 12 de outubro de 2014

Encontro MELGAS 2014 - II



AS MELGAS
2014 - II

Quando falamos de MELGAS vem-nos à memória aquele inseto, espécie de mosquito, que zumbe de forma incomodativa e que muitas vezes nos pica e deixa marcas. Mas, também usamos o termo para classificar uma pessoa aborrecida ou inoportuna, uma pessoa que nos causa incómodo ou aborrecimento com a sua presença constante.

No âmbito do autocaravanismo referimo-nos (quando falamos de MELGAS) a um grupo de autocaravanistas que no decorrer da 1ª Volta a Portugal (25 de março a 3 de abril de 1994) organizada pelo então Clube Português de Autocaravanas (CPA), atual “Associação Autocaravanista de Portugal – CPA”, que se constituíram num núcleo autocaravanista.

Porque nasceu este Núcleo? No decorrer da 1ª Volta a Portugal muitas das autocaravanas estavam equipadas com rádios CB (Banda do Cidadão) o que permitia estabelecer conversação. O facto é que muitos dos autocaravanistas (ao que consta do género feminino) não se calavam um segundo, o que levantou protestos de muitos que acabavam por gritar via rádio: ESTÁ CALADA Ó MELGA!

E assim nasceram as MELGAS.

Durante 20 anos as MELGAS foram-se reunindo periodicamente. O Grupo modificou-se, uns saíram, outros entraram, nasceram algumas regras e mesmo os membros, que eram originalmente sócios do CPA, foram tendo outros interesses associativos.

O autor do Blogue Papa Léguas Portugal foi convidado para participar no Encontro Autocaravanista das MELGAS que teve lugar no dia 3, 4 e 5 de Outubro passado onde realizou uma pequena Foto Reportagem

Estas fotos, que expressam uma das sensibilidades como o Encontro foi observado, foram obtidas sequencialmente.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


Encontro MELGAS 2014 - II

Para ver as fotos prima AQUI


NOTA

A versão acima referida foi obtida junto de dois Companheiros que participaram na 1ª Volta a Portugal promovida pelo CPA.

Entretanto o Companheiro Autocaravanista Carlos Pereira divulgou nas redes sociais, em síntese, a versão seguinte de que tive conhecimento no dia 11 de Outubro de 2014, pelas 19 horas e 30 minutos:

As Melgas apareceram pela 1ª. vez no segundo dia do 1º Acampamento Regional do Centro, realizado no que esteve para ser um Parque de Campismo da FCMP. Este Acampamento realizado em Montemor o Velho, no qual eu e o meu Clube de então tomámos parte tinha tanta melga que quase que se atropelavam umas às outras. O companheiro Hermínio Marques que tinha a carta pelo então meu Clube e era sócio do CPA assim como eu, foi a casa e desenhou uma melga enorme em cartão que passeava pelo Acampamento. ESTA FOI A VERDADE.

Não confirmo, nem desminto, qualquer das versões, até porque à data não era sócio do CPA, nem estive presente em nenhum dos eventos.



NOTA
(14 de outubro de 2014)


Porque a dúvida foi colocada neste espaço, aqui fica também a resposta (que me parece lógica) colocada na página do Facebook do “CAC CL” e por quem faz parte das MELGAS desde a fundação:

O assunto não merece preocupação mas a leviandade com que se fazem afirmações sobre acontecimentos, em que não somos participantes, sim.

O companheiro Carlos Pereira pode ter assistido ao episódio, por ele narrado, que nada tem a ver com a constituição de um grupo que se fundou em Setembro de 1994 no Parque de campismo da Maçã em Sesimbra formado, na altura, exclusivamente por pessoas que tinham participado na Volta a Portugal organizada pelo CPA. Participei na Volta e faço parte do grupo desde o seu inicio, confirmando a história resumida pelo Papa Léguas.


Teresa Paiva


Sem comentários:

Enviar um comentário