quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Com Lisboa a seus pés (II)



COM LISBOA A SEUS PÉS
 OS PRIMEIROS MIRADOUROS DA CIDADE


O roteiro promovido por “Conta-me histórias, Lisboa” (ver AQUI) consistiu numa visita guiada aos Primeiros Miradouros de Lisboa no dia 16 de Agosto de 2014.

O Roteiro iniciou-se no Miradouro da Graça e terminou no espaço do que foi o cinema Royal, com passagem pela Graça, Miradouro do Monte e por uma pérola perdida no meio de Lisboa, o Bairro Estrela De Ouro.

As fotos foram obtidas sequencialmente no percurso e representam duas visões deste roteiro.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


LISBOA – Os primeiros miradouros
(Parte 2 de 2)

Para ver as fotos prima AQUI



Miradouro da Senhora do Monte

Miradouro da Senhora do Monte encontra-se na freguesia de São Vicente (Graça), em Lisboa.

O miradouro desenvolve-se em frente da Capela de Nossa Senhora do Monte. A partir dele pode observar-se, para sul, o mar da Palha, o Castelo de São Jorge, parte da Baixa de Lisboa e o estuário do rio Tejo, para poente, do Bairro Alto até ao Parque Florestal de Monsanto e, para norte, o vale da Avenida Almirante Reis.

Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre


Bairro Estrela d’Ouro

Estrela d'Ouro é uma vila operária lisboeta localizada na freguesia da Graça, entre o n.º 22 da rua da Graça e o n.º 14 da rua da Senhora do Monte.

Foi projectado, em 1907, pelo arquitecto Norte Júnior por encomenda de Agapito Serra Fernandes, industrial de confeitaria, de origem galega, para alojamento dos trabalhadores. A construção ficou concluída em 1909.

A vivenda Rosalina, moradia do antigo proprietário, com capela privada, lago e jardim, situa-se no centro do bairro. No topo norte do bairro, os restantes edifícios de rés-do-chão e primeiro andar, com galeria e escada exteriores, distribuem-se, em planta, em forma de U em torno de arruamentos particulares com nomes de familiares do proprietário. No total, o bairro conta com 120 fogos, de pequenas dimensões.

O antigo Royal Cine, na rua da Graça, fazia também parte do empreendimento.

 Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre

Sem comentários:

Enviar um comentário