quarta-feira, 23 de julho de 2014

Países Bálticos (Capítulo 1 de 7)


Gdansk

PAÍSES BÁLTICOS

Viagem turística (iniciada em Sintra a 30 de Maio e terminada também em Sintra a 18 de Julho de 2014) aos Países Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) com (re) passagem e/ou (re) visita a algumas localidades Portuguesas, Espanholas, Francesas, Alemãs e Polacas.

Foram percorridos cerca de 13.500 quilómetros em que foram consumidos 1470 litros de gasóleo e despendido em toda a viagem pouco mais 3500 euros.

Por motivos técnicos as 2125 fotos são distribuídas por 7 capítulos distintos

As fotos que foram obtidas correspondem à sequência do decorrer da viagem, estão devidamente legendadas e referem todos os locais de pernoita.

Para ver as fotos em “tela inteira” prima a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


Portugal - Polónia
(Parte 1 de 7)

Para ver prima AQUI



Gdansk

Danges (em polaco Gdańsk) (em cassubiano Gduńsk) é uma cidade polaca, na província de Pomerânia. Localiza-se na foz do Vístula. Tem cerca de 460 mil habitantes. Designou-se Danzig durante o domínio alemão entre 1793 e 1945. Gdańsk está inserida no núcleo de Trójmiasto (Três Cidades), área urbana de mais de um milhão de habitantes que também abrange Gdynia e Sopot.

Fundada no século X esta cidade que era uma importante fortificação, porto de pesca e centro do comércio do âmbar e de ofícios. Desde então, em épocas diferentes, foi controlada pelos Polacos, pelos Cavaleiros Teutónicos e pelos Alemães. A ocupação do corredor de Danzig (nome alemão de Gdańsk) pelos nazis originou a Segunda Guerra Mundial, em 1939.

As igrejas góticas, o Grande Moinho do século XIV, uma câmara municipal renascentista e os museus de História de Gdańsk, Nacional, Arqueológico, Etnográfico e de Arte Moderna são as principais referências históricas e culturais da cidade, assim como a sua planta medieval e o seu centro histórico.

Foi em Gdańsk, no Estaleiro Naval de Lenine, que nasceu em 1980 o único sindicato independente da antiga Europa de Leste socialista, o Solidariedade.

Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário