sábado, 24 de maio de 2014

Viajar sem os "amigos do alheio"




Viaje com mais segurança

A partir previsivelmente de 1 de junho os autocaravanistas, aproveitando o bom tempo que o verão normalmente traz, far-se-ão à estrada e, além dos eventuais imprevistos, na maior parte das vezes sem grandes consequências, nas paragens que efetuarem devem, tanto quanto possível, prevenir-se contra os chamados “amigos do alheio”.

Aqui ficam…


10 Conselhos para prevenir roubos
em parqueamentos e áreas de serviço de autocaravanas não vigiadas


1. Estacione em áreas bem iluminadas. Lembre-se que a escuridão é um bom aliado dos ladrões

2. Quando estacionar assegure-se que não há restrições para o seu veículo. Evite as surpresas desagradáveis.

3. Estacione sempre em lugares apropriados ao seu tipo de veículo e, em particular, evite tapar a visão de montras ou lojas, etc.

4. Feche bem as portas – mesmo quando está descansando ou dormindo -; também não se esqueça de verificar se todas as janelas estão fechadas. Se necessita de ventilação abra as claraboias.

5. Se vai pernoitar é aconselhável que o faça numa área de serviço para autocaravanas ou num sítio apropriado; recomenda-se que utilize sempre uma área vigiada para estadias de longa duração. 

6. Não deixe objetos de valor ou similares perto do para-brisas ou do painel de instrumentos; evite ser o alvo dos ladrões.

7. Se a autocaravana leva bicicletas não se esqueça de verificar que tudo está corretamente seguro, mesmo quando está estacionado.

8. Se a autocaravana tem fixa uma escada na parte posterior troque-a por outro tipo de escada dobrável e, se for possível, que a possa retirar quando não está em uso. Não facilite que pessoas indesejadas subam para o seu veículo.

9. Como rotina anote sempre a direção donde está estacionado; em caso de emergência, assim, poderá chamar a polícia com dados precisos, a assistência médica, etc.

10. Especialmente, quando viagem para o estrangeiro tenha sempre à mão um bloco com telefones de emergência, consulados e uma pessoa de contacto. Além disso não se esqueça de ter fotocopiado os passaportes e o cartão de identificação; em caso de extravio ou roubo será muitíssimo mais rápido e fácil qualquer diligência ou participação.


Sem comentários:

Enviar um comentário