sexta-feira, 9 de maio de 2014

Passeio ao Minho Litoral




Autocaravanismo

PASSEIO AO MINHO LITORAL

53º Encontro CPA
Foto Reportagem


Encontro autocaravanista organizado pela Associação Autocaravanista de Portugal – CPA que decorreu entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2014, tendo como destinatários sócios e não sócios do CPA 

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.



VISITAS
(Visitas efetuadas no decorrer deste evento)

1 - O Santuário de Santa Luzia Erica, também referido como Santuário do Monte de Santa Luzia, Basílica de Santa Luzia, Templo de Santa Luzia e Templo do Sagrado Coração de Jesus, localiza-se no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Um dos "ex libris" da cidade, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic.

2 - Ponte Eiffel- Além da Ponte Maria Pia, Eiffel projetou e construiu um grande número de pontes e viadutos nas linhas de caminho-de-ferro que na segunda metade do século XIX se construíram por todo o país.

Eiffel sempre considerou a ponte rodoferroviária de Viana do Castelo como uma das suas obras-primas. Esta ponte é uma das que ainda se encontra em funcionamento e foi recentemente reforçada para melhor adaptação às exigências do tráfego atual.

3 - Museu do Traje de Viana do Castelo- Bem no centro da cidade de Viana do Castelo, na zona histórica, em plena Praça da República, situa-se o edifício do antigo Banco de Portugal que, desde 1997 alberga o Museu do Traje que dá a conhecer a riqueza etnográfica dos trajes tradicionais de Viana.

Neste museu os visitantes podem ver a exposição permanente "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho", sendo igualmente possível acompanhar a evolução histórica do traje, origem, confeção e características únicas.

O espólio exposto no Museu do Traje, foi enriquecido a partir julho de 2011 e na sequência da criação da Fundação Eduardo Freitas, com a nova Sala do Ouro, onde estão em exposição permanente peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas e agora visitáveis no cofre do Museu.

4 - O Centro de Remadores do Lima é uma escola de treino onde se têm formado campeões nacionais e olímpicos

5 - Monte Calvário- Este monte sobranceiro a Vila Praia de Âncora sempre atraiu pelo domínio que exerce sobre o Vale do Âncora e pela deslumbrante paisagem que proporciona.

Há muitos séculos que a presença humana por lá deixa vestígios, sejam as minas de água, escavadas em rocha viva, sejam os trilhos dos caçadores e outros recolectores, sejam os caminhos que ligavam várias freguesias como Vile, Moledo ou Azevedo ou tão só pela monumentalidade religiosa construída em honra e louvor do Senhor do Calvário ou da desaparecida e enigmática Capela de Bulhente.

6 - No Áqua museu de Vila Nova de Cerveira está exposta, em aquários com volumes entre 1200 e 5000 litros, a vida aquática dos biótopos mais característicos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário. Os visitantes farão um percurso que simulará a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz. Numa zona exterior do edifício existe um lontrário, espécie ainda presente na bacia hidrográfica.

7 - A fortificação de Valença é originária do século XII, tendo sido remodelada em 1640. Foi construída com o objetivo de fazer face às lutas pela independência. Atualmente, a fortificação conserva quatro portas – de Santiago, ou do Sol, de Gaviarra, da Fonte da Vila e da Coroada – e doze baluartes, construídos em diferentes épocas, mas onde ainda é possível vislumbrar vestígios do tempo de D. Dinis.

O dispositivo defensivo é constituído por dois polígonos irregulares comunicando entre si por um passadiço que, do lado sul, entra livremente no Terreiro da Coroada, onde se aquartelava a guarnição, e, do lado oposto, passa por uma porta abobadada conhecida por Porta do Meio, a qual dá acesso ao polígono da vila. Nos terraços podemos observar velhas peças de artilharia. Foi considerada a mais importante fortificação do Alto Minho e uma das mais cruciais da Europa.

8 - A Feira das Antiguidades em Valença, com a participação de mais de 70 expositores, decorre sempre no primeiro domingo de cada mês, nas traseiras do edifício Lepanto, na Cidade Nova. Milhares de objetos, com destaque para os mais diversos móveis, postais, discos, moedas, notas, linhos, utensílios de casa e agrícolas vão proporcionar as delícias de colecionadores e simples curiosos pelas coisas antigas.


9 – Visita ao Museu do Bombeiro em Valença

Sem comentários:

Enviar um comentário