quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sopa de São Macário


Autocaravanismo

Encontro Gesto EcoSolidário em S. Pedro do Sul - 2014
Foto Reportagem


IX GESTO ECO SOLIDÁRIO, em S. Pedro do Sul no período de 28 a 30 de março de 2014. O primeiro GESTO ECO SOLIDÁRIO foi uma iniciativa de um grupo de autocaravanistas Luso-Espanhóis em 2006, em apoio à região devastada por um incêndio em 2005.

O IX GESTO foi apoiado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal que igualmente esteve presente no primeiro Gesto realizado em 2006.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.


PINDELO DOS MILAGRES

Antes de ser designada como tal, esta freguesia tivera o nome de Pindelo de Lafões.

No século anterior, a freguesia deixa de pertencer ao concelho de Lafões ou Vouzela e é integrado no concelho de S. Pedro do Sul.

No local da freguesia houve, possivelmente uma capela de São Domingos, que terá desaparecido para ficar apenas a de Nossa Senhora dos Milagres. Mais tarde, na povoação de Rio de Mel, foi construída a capela de S. Domingos, passando a ser Padroeira desta. Contudo o orago da bela freguesia de Pindelo é Nossa Senhora dos Milagres, adoptando a freguesia o nome da sua padroeira.

O povoamento não é disperso e as paisagens são dominadas pela paisagem rural. Ao longo do ano a vegetação muda de cor, por ser grandemente de folha caduca (videiras, castanheiros, carvalhos, etc.) e por causa das actividades agrícolas. A população é pacífica, acolhedora, comunicativa e ciosa das suas tradições.

Fonte: Junta de Freguesia

Sem comentários:

Enviar um comentário