quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os números e o autocaravanismo



OS NÚMEROS E O AUTOCARAVANISMO

O conceito de número está associado com a capacidade de contar e comparar qual de dois conjuntos de entidades semelhantes é o maior. As primeiras sociedades humanas encontraram dificuldades em determinar qual de dois conjuntos era "maior" do que outro, ou para saber com precisão quantos itens formavam uma coleção de coisas. Esses problemas podem ser resolvidos com uma simples contagem. A maioria das culturas têm sistemas de contagem que atingem pelo menos centenas, algumas outras mais simples têm condições apenas de enumerar os números 1, 2 e 3 e usam o termo "muitos" para quantidades maiores.

A contagem começou a ser feita usando objetos físicos (tais como pilhas de pedras) e marcas como aquelas encontradas em ossos. Os sistemas de numeração na maioria dos idiomas mostram que a contagem esta associada com os dedos das mãos (sistema decimal).

O registo de números com a utilização de símbolos escritos é associado ao surgimento de sociedades mais complexas aonde passaram a ser necessários registos contabilísticos e burocráticos, registos fiscais e de propriedade.

Dizer que numa cidade deserta a taxa de desemprego é de 0% não deixa de ser verdade, mas é insano. Dizer que dez pessoas comem 10 galinhas e outras dez não comem nenhuma galinha e concluir que em média cada uma destas vinte pessoas come meia galinha é estatisticamente correto, mas não é verdade.

A interpretação das estatísticas nem sempre é má e com objetivos dolosos, o que não quer dizer que não possa ser perniciosa e servir objetivamente algum interesse. A estatística não é, nem pode ser colocada, ao serviço da propaganda. Muitas vezes fundamentamos as nossas argumentações em estatísticas que não dizem realmente o que dizemos que dizem.

Vem isto a propósito de uma informação divulgada nas redes sociais que referia como 260 as autocaravanas inscritas num evento autocaravanista a realizar em maio de 2014 em Portugal, sob a égide da Federation Internationale des Clubs de Motorhomes (FICM) e organizado pelo representante em Portugal dessa Federação e deixava subentendida a grandeza do evento devido ao número de participantes.

Principio por afirmar que 260 autocaravanas num evento não é um número que envergonhe ninguém, mas daí a supor-se que é um feito extraordinário… vai uma grande distância.

A FICM tem representantes em 10 países, num total de 13 federações e associações, logo, uma simples divisão aritmética nos dirá que em média cada país estará representado por 26 autocaravanas ou, se preferirem e fizerem a divisão por cada federação e associação (13) dará uma média de 20 autocaravanas.

Recordo que sem grandes antecedências, nem grandes atrativos, algumas associações e algumas Juntas de Freguesia em Portugal têm promovido Encontros Autocaravanistas com um número de participantes proporcionalmente bastante elevado.

Deveremos considerar, pergunto, que num evento autocaravanista e num âmbito que se pretende europeu a participação de apenas 260 autocaravanas é um feito extraordinário?

Mas, se for numa perspetiva organizativa, qual é a dificuldade em dar entrada num recinto previamente preparado a 260 autocaravanas? Ou transportar para um jantar 366 pessoas? E digo transportar porque para o jantar já existem, contratados pelos proprietários do restaurante, os cozinheiros, os empregados de mesa, os pratos, as mesas, as toalhas e até a animação.

Evidentemente que, volto a repetir, ninguém de boa-fé pode denegrir, à partida, este evento. Mas daí a sugerir que, ainda antes de o Encontro ter terminado, é devido apenas a esta quantidade de participantes que se pode medir a capacidade organizativa de uma qualquer instituição autocaravanista… não me parece uma argumentação muito convincente.

Vamos, pois, aguardar serenamente pelo encerramento do evento e só depois tirarmos as conclusões que forem julgadas mais apropriadas. Contudo, mais importante que as conclusões sobre a capacidade ou não da entidade organizadora, deverão ser as deliberações sobre as eventuais propostas que no decorrer deste evento poderão ser feitas e que, a existirem, suponho que irão ser divulgadas.

Fonte: Wikipédia – A enciclopédia livre

  
(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) –  AQUI)


Para desanuviar deixo-vos um vídeo sobre NÚMEROS:




Sem comentários:

Enviar um comentário