quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cartão Campista Internacional



CARTÃO CAMPISTA INTERNACIONAL


O “Camping Card International” (CCI) foi criado pela “Fédération Internationale de Camping, Caravanning et Autocaravaning” (FICC) em 1934, com a denominação, à época, de “International Introduction Card” (IIC), apenas um ano após a fundação da FICC, constituída, então, por 16 Clubes de 7 países.

Em 1938 é incorporado no IIC um seguro de responsabilidade civil que, não obstante as alterações que ao longo de anos se verificaram no cartão, se manteve incorporado com os mesmos objetivos.

Em 1939 a “Alliance Internationale de Turisme” (AIT) junta-se ao ainda IIC que, no entanto, em 1953 altera a denominação e passa a ser o “International Camping Carnet” (ICC).

O ICC recebe, em 1956, a "Fédération Internationale de l'Automobile" (FIA) e é a partir de 1960 que as 3 entidades emissoras do ICC acordam em estandardizar o cartão e em 1965 constituem o “International Liaison Committee AIT/FIA/FICC”.

Só em 1990 este cartão criado pela FICC (a que se juntaram posteriormente a AIT e a FIA) passa a ter o nome com que ainda hoje o conhecemos: “Camping Card International”.

O êxito deste cartão criado em 1934 pela FICC é crescente e, segundo os dados disponíveis, já era utilizado em 1996 por 812.230 pessoas.

O CCI não é, no entanto, apenas uma história. O que é que o CCI proporciona aos que o utilizam? Vejamos:

·         * Permite que num Parque de Campismo não se tenha que deixar na receção do Parque um outro documento de identificação, como, por exemplo, o passaporte.

·         * Permite que se tenha descontos em mais de 1700 Parques de Campismo Europeus que podem ir até 40%, tanto na época alta, como na baixa.

·         * Permite que se esteja despreocupado num Parque de Campismo, pois está-se habilitado com um seguro de responsabilidade civil de terceiros durante a estadia e desde que os acompanhantes não sejam em número superior a onze.

O CCI é amplamente aceite em múltiplos Parques de Campismo da Alemanha, Austrália, Áustria, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Látvia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Não são só os utilizadores que têm interesse em ter o CCI. Os próprios Parques de Campismo têm todo o interesse em aceitar este documento, porque

·              * Quase todas (senão mesmo todas) as informações necessárias para efetuar o registo de um utilizador do Parque de Campismo estão no CCI.

·        * O pagamento da estadia no Parque de Campismo está garantido com o CCI até um máximo de 7 dias.  

·              * Com um simples telefonema a morada e a família de um portador do CCI é devidamente localizada com um simples telefonema em caso de acidente ou calamidade.

·         * Caso se verifiquem danos no Parque de Campismo ou a terceiros nele alojados serão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil de terceiros que o CCI proporciona.

***************

Foi sobre este “Camping Card International” (Cartão Campista Internacional) que uma associação que representa em Portugal a  “Federation Internationale des Clubs de Motorhomes” (FICM) veio anunciar que  A FICM comunicou-nos que foi obtida a possibilidade de emissão do cartão CCI para o ano de 2014.E nada mais adiantou, explicou e clarificou essa associação.

Em 31 de Outubro de 2012 escrevemos um texto sobre os “SEGREDOS ou segredinhos (ver AQUI) em que é dito que “Ser DIRIGENTE de uma instituição não nos permite “jogar às escondidas” com as palavras. Um DIRIGENTE quando divulga uma informação tem que o fazer de forma compreensível, justificada e responder com clareza a todas as dúvidas.

Não temos dúvidas da importância que CARTÃO CAMPISTA INTERNACIONAL tem, como atrás é demonstrado, para todos os viajantes que fora dos respetivos países pernoitam em Parques de Campismo, como é o caso de muitos e muitos autocaravanistas que utilizam este Cartão Campista.

Por isso volta-se a perguntar:

Que reformulação é essa por que vai o “Camping Card International” passar que impeça a sua emissão e distribuição, conforme afirmou a direção dessa associação representante da FICM em Portugal?

Que esquisita reformulação é essa que passa por ter que se “negociar” um prolongamento do “Camping Card International” para 2014, conforme afirmou a direção dessa associação representante da FICM em Portugal?

Que misteriosa reformulação é essa que passa pela “negociação” de um prolongamento e que resulta no extraordinário feito de a FICM ter obtido a possibilidade de emissão do “Camping Card International” para 2014, conforme afirmou a direção dessa associação representante da FICM em Portugal?


(O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo – AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário