quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - França (Rhône-Alpes)

Vaujany - Barrage de Grand' Maison

Europa

Les plus beaux villages de França
França
(Rhône-Alpes)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010. FRANÇA (Rhône-Alpes).

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********
Rhône-Alpes

Rhône-Alpes é uma das 27 regiões da França , localizado na fronteira leste do país, em direção ao sul. Sua capital, Lyon , é a segunda maior área metropolitana da França após Paris . Rhône-Alpes tem a sexta maior economia de qualquer região europeia.

Rhône-Alpes está localizado no leste da França. Ao norte estão as regiões francesas de Bourgogne (Borgonha) e Franche-Comté , a oeste faz fronteira com a região de Auvergne, ao sul faz fronteira Languedoc-Roussillon e Provence-Alpes-Côte d'Azur . O leste da região contém a parte ocidental dos Alpes e as fronteiras Suíça e Itália . O pico mais alto é o Mont Blanc , na fronteira franco-italiana. A parte central da região compreende os vales dos rios do Rhône e Saône . A confluência desses dois rios está em Lyon. A parte ocidental da região contém o início do Maciço Central serra. A região também faz fronteira ou contém grandes lagos como o Lago de Genebra ( Lac Léman ) e Lago Annecy . O rio Ardèche atravessa a porção sudoeste da região, onde conquistou o desfiladeiro mais profundo na Europa .

Tal como acontece com o resto da França , o francês é a única língua oficial da região. Até meados do século 20, Arpitan foi amplamente falado em toda a região, enquanto muitos dos habitantes do sul falou variedades de Occitan , ambos estão em declínio na região. Há populações imigrantes da Armênia , Itália , África do Norte , Polónia e Portugal , entre outros lugares.

História

Embora tenha havido pessoas em Rhône-Alpes, desde os tempos pré-históricos, os primeiros colonos gravadas da região foram os gauleses (celtas). Cidades como Lyon foram fundadas por eles. A maior parte da área tornou-se parte de Roman território durante a invasão da Gália celta conduzido por Júlio César e foi em vários momentos parte das regiões do lugdunensis e Gallia. Lyon tornou-se uma cidade importante no Império Romano.

A região, com exceção de Savoy, fazia parte dos reinos merovíngios e carolíngio antes de se tornar um território real sob os capetianos. Como já se tornou um território real desde o início da história da França, suas influências e desenvolvimentos culturais, políticos e econômicos em paralelo os de maior França.

Alimentos

Lyon é conhecida como um centro gastronômico da França e especialidades servidas em suas tradicionais bouchons incluem Lyon salsicha , sofisticado salame (conhecido aqui como "roseta"), tripas e quenelles . No leste da região, a comida tem um sabor Alpino com pratos como fondue , raclette comum, gratin Dauphinois e gratin Sabóia. A região também é famosa por suas  aves e as muitas variedades de queijo, incluindo Tomme de Savoie , Bleu de Bresse , Reblochon , Saint-Marcellin e Vacherin .

Vinhos da região incluem o muito famoso Beaujolais , Côtes du Rhône e vinho Savoy. Chartreuse licor é feito na região.

Turismo

Situado entre Paris e a Côte d'Azur, na fronteira com a Suíça e Itália, e oferecendo acesso a dois aeroportos internacionais ( Lyon e Genebra ), as ligações ferroviárias impressionantes e uma vasta rede de autoestradas, a região de Rhône-Alpes é a "a encruzilhada da Europa".

Gozando de oito parques naturais e sítios inigualáveis, como Mont Blanc e o Gorges de l'Ardèche , Ródano-Alpes oferece uma ampla gama de diferentes paisagens: montanhas, vinhedos e vales suaves, campos de plantações de lavanda e verde-oliva.

Toda forma de esporte está prontamente disponível, contra um cenário impressionante natural: esqui, caminhadas, mountain bike ou mesmo parapente e canoagem. Além de hospedagem de três Jogos Olímpicos de Inverno jogos devido a ser a maior área de esqui do mundo [ carece de fontes? ] , Rhône-Alpes é a segunda região de golfe mais importante da França.

Entusiastas da arte e da cultura não se irão dececionar pela região Villes d'Art: Lyon, que é classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, Annecy, Grenoble, Chambéry, e Saint-Étienne.

E por último mas não menos importante, para os apreciadores da boa comida e do vinho será dificil a escolha pela variedade de especialidades locais disponíveis para saborear junto com um Beaujolais ou um Côtes du Rhône, e pelo grande número de restaurantes famosos (com Paul Bocuse no topo da lista) na região.

Gastronomia

Durante vários séculos Lyon, capital da Rhône-Alpes, tem sido conhecida como a capital francesa de gastronomia , devido, em parte, à presença de muitos dos melhores chefs da França na cidade e seus arredores (por exemplo, Paul Bocuse ). Essa fama vem também do fato de que dois dos mais conhecidos da França regiões vitícolas estão localizados perto de Lyon: o Beaujolais para o Norte, e os Côtes du Rhône para o sul. Vinho Beaujolais é muito popular em Lyon e continua a ser o vinho de mesa mais comum servido com pratos locais.

Lyon é a casa de restaurantes muito típicos e tradicionais: os bouchons . Bouchons são geralmente restaurantes de convívio que servem pratos locais e vinhos locais.

Lyon é famosa por seus lanches da manhã, o mâchons , constituídos de locais charcutaria , especialmente a roseta e geralmente acompanhada de Beaujolais vinho tinto . Pratos tradicionais incluem saucisson de Lyon (salsicha), andouillette , coq au vin , esox (pique) quenelle , gras double ( tripa cozida com cebola ), salade Lyonnaise (com alface de bacon , croutons e um ovo cozido ), marrons glacés e cardo au gratin .






Sem comentários:

Enviar um comentário