terça-feira, 29 de outubro de 2013

Europa - Les plus beaux villages de França - França (Limousin)

Ségur-le-Château

Europa

Les plus beaux villages de França
França
(Limousin)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turístico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Poitou-Charentes, Limousin, Auvergne, Rhône-Alpes, Franche-Comté, Bourgogne, Centre, Pays de la Loire, Bretagne, Basse-Normandie, Haute-Normandie, Íle-de-France, Picardie, Nord – Pas de Calais, Champagne-Ardene, Lorraine, Alsace, entre 6 de Junho e 3 de Agosto de 2010. FRANÇA (Limousin).

As mais belas aldeias de França - Les Plus Beaux Villages de France - é uma associação privada francesa criada em 1982 com a finalidade de promover o turismo das pequenas comunas francesas ricas em património cultural de qualidade e que não tinha outros meios para se desenvolver turisticamente.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do Percurso, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Limousin

Limusino (em francês: Limousin) é uma província francesa que abrange três departamentos: Corrèze, Creuse e Haute-Vienne. Sua capital é Limoges.

História

A ocupação humana da região, que data de 5500 a.C., especialmente pelos homens de Neanderthal, foi confirmada pela descoberta, em 1908, da sepultura de um homem junto a La Chapelle-aux-Saints.

Na Idade do Ferro, uma tribo celta, os Lemovices, fortificaram uma dezena de cidades. Villejoubert, situada próximo de Saint-Léonard-de-Noblat, era a mais importante delas. O artesanato local se desenvolveu, especialmente na fabricação da cerâmica grafitada.

O período que vai de 50 a.C. a 200 d.C., foi uma época de grande prosperidade dos povos galo-romanos. Nessa ocasião, foi fundada a cidade de Augustoritum, a futura Limoges.

No século IV, teve inicio a evangelização dos povos da região. A ocupação visigoda trouxe grande aceleração à evangelização. Durante as campanhas visigodas de 994 ocorreu uma catástrofe, com a introdução do Mal de Ardentes, uma intoxicação mortal, que quase dizimou a população local.

No século X, a região de Limusino foi repartida entre os grandes chefes locais. Os Viscondes de Limoges abocanharam a Haute-Vienne, os de Turenne se apossaram de Corrèze, e o Conde de la Marche usurpou Creuse.

No século XII, Leonor da Aquitânia casou-se com Henrique II Plantageneta, Rei da Inglaterra. Assim como a Aquitânia, a região de Limusino passou para o domínio inglês. Os senhores de Limusino, que eram contrários aos Plantagenetas, tentaram conduzir o Rei francês, a uma luta contra o Rei da Inglaterra.

Em 1199, Ricardo Coração de Leão, filho de Alienor da Aquitânia foi morto em combate, e durante o século XIII os senhores de Limusino se espalharam por toda a Europa.

Entre 1337 e 1453, a região de Limusino foi devastada pela Guerra dos Cem Anos. No final do século XVI, as Guerras de Religião, mais uma vez devastaram a Província. Sob a influência de Colbert, em 1665 foram criadas as manufaturas reais de tapeçaria em Aubusson, em 1685 em Felletin, e em 1690 em Tulle. A atividade industrial se desenvolveu, também, por toda a Haute-Vienne.

No século XVIII, muitos intendentes se sucederam no comando da administração da região: d’Orsay comandou entre os anos de 1710 e 1730, Tourny entre os anos de 1730 e 1743, e Turgot, entre os anos de 1761 e 1774.

Esse século foi de grande properidade para a região, especialmente pela descoberta do caulim em Saint Yrieix, o que proporcionou o surgimento da primeira manufatura de porcelana em Limoges, no ano de 1771.

Em 1889, Bourganeuf foi a primeira cidade francesa a se beneficiar do uso da eletricidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a região de Limusino ofereceu forte resistência à invasão alemã no país. Era o centro de resistência dos maquis, e sofreu dois duros massacres, um em Tulle, e outro em Oradour sur Glane, em Junho de 1944.

Finalmente, em 1972 ocorreu a criação oficial da província de Limusino. Sua principais cidades são: Limoges, Guéret, Tulle, Bellac, Rochechouart, Saint-Yrieix-la-Perche, Aubusson, Boussac, Bourganeuf, Ussel e Brive-la-Gaillarde.





Sem comentários:

Enviar um comentário