domingo, 20 de outubro de 2013

Europa - As Aldeias Mais Belas de França - França (Midy Pyrenees III)


Lourdes

Europa

As Aldeias mais Belas de França
França
 (Midy Pyrenees)

Foto Reportagem

Fotos sequencialmente obtidas num percurso turistico por "Les plus beaux villages de France" que abrangeu as regiões Francesas de Aquitaine, Midy Pyrenees, Languedoc-Roussillon e Provence Alpes Cote d'Azur entre 1 de Julho e 5 de Agosto de 2009. FRANÇA (Midy Pyrenees - Parte 3 de 3)

As mais belas aldeias de França - Les Plus Beaux Villages de France - é uma associação privada francesa criada em 1982 com a finalidade de promover o turismo das pequenas comunas francesas ricas em património cultural de qualidade e que não tinha outros meios para se desenvolver turisticamente.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Lourdes
Lourdes ou Lurdes (em francês Lourdes, em occitano gascão Lorda) é uma comuna francesa situada no departamento dos Altos Pirenéus, região do Médios Pirenéus. Em 2007 contava com 15 254 habitantes e uma área geográfica de 37 km²

Em Lourdes, numa pequena gruta junto ao Gave (riachuelo) de Pau, terá alegadamente aparecido algumas vezes a Virgem Maria a uma menina de nome Bernadette Soubirous (1858). Após aprovação da Igreja Católica nesta matéria das aparições, Lourdes tornou-se uma das localidades de maior destaque em toda a França.

Hoje em dia, o Santuário de Lourdes é um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, à semelhança de Fátima em Portugal, Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Brasil, Santuário de Medugorje na Bósnia e Herzegovina, Guadalupe no México e a Basílica de São Pedro, em Roma.

Predefinição: A Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Três ordens de arquitetura.

Este conjunto, cuja composição lembra o gesto bíblico dos braços abertos, é um dos sítios mais visitados de Lourdes e é símbolo mundial da fraternidade entre os homens.

De estilo romano-bisantino, a Basílica do Rosário, vasta cruz grega de 2 000m² de superfície, foi concebida como pedestal da Basílica Superior, localizada acima da gruta.

Três ordens da arquitetura concorreram à execução deste monumento : o estilo românico domina as linhas gerais, o romano orienta a forma da saliência das pedras, mas é sobretudo um monumento de grande interesse pelo ornamento dos mosaicos venezianos, das cúpulas e das capelas, que soube se aliar à grande tradição da arquitetura bizantina.

Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre


Sem comentários:

Enviar um comentário