sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Autocaravanismo - Encontro em Vila Nova da Barquinha - 2010

Aspecto parcial do local de estacionamento das autocaravanas

Autocaravanismo

Encontro em Vila Nova da Barquinha - 2010
Foto Reportagem

Encontro autocaravanista em Vila Nova da Barquinha (Portugal) nos dias 9 e 10 de Abril de 2010

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Vila Nova da Barquinha (também conhecida pela forma sincopada de Barquinha) é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 3 600 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um pequeno município com 48,95 km² de área e 7 322 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Tomar e Abrantes, a leste por Constância, a sul pela Chamusca, a sudoeste pela Golegã, a oeste pelo Entroncamento e a noroeste por Torres Novas. O concelho foi criado em 1836 por desmembramento do antigo concelho da Atalaia.

Ocupação humana                                  

Em 2007, foi identificado, no sítio da Ribeira da Atalaia, por um grupo de cientistas, vestígios de ocupação humana (Neandertal), datados de há 300 mil anos (Paleolítico Inferior). A datação foi processada pelo método de luminescência. Foram encontradas ferramentas de seixos lascados. São dos vestígios mais antigos que há conhecimento em Portugal. Neste local, os vestígios têm uma abrangência temporal que vai dos 300 anos até aos 24 mil anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário