terça-feira, 3 de setembro de 2013

Autocaravanismo - Encontro do CAS em Torre de Moncorvo - 2009

Carnaval em Podence

Autocaravanismo

Encontro do CAS em Torre de Moncorvo - 2009
Foto Reportagem

Encontro do CAS (Clube Autocaravanista Saloio) iniciado e terminado em Torre de Moncorvo (Portugal), entre os dias 21 e 26 de Fevereiro de 2009, com passagem por Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Podence, Izeda, Miranda do Douro e Mogadouro.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Torre de Moncorvo (muitas vezes chamado simplesmente de Moncorvo), é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 2 800 habitantes.

É sede de um município com 532,77 km² de área e 8 572 habitantes (2011),1 subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Flor, Alfândega da Fé e Mogadouro, a sueste por Freixo de Espada à Cinta, a sudoeste por Vila Nova de Foz Côa e a oeste por Carrazeda de Ansiães. A sua Igreja Matriz é uma das maiores igrejas de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem cerca de 30 metros de altura.

O concelho recebeu foral de D. Sancho II em 1225.



Torre de Moncorvo é uma freguesia que é vila e sede de concelho ao mesmo tempo, está situada a 400 metros de altitude a meia encosta da Serra do Reboredo. Fica a 6 Km do Pocinho e do Rio Douro, onde outrora havia uma barca de passagem para a Beira Alta.

A Torre de Mendo Corvo, como era chamada na Idade Média, estava ligada aos concelhos de Santa Cruz da Vilariça, Mós e Urros. Contudo, como povoação já existia e fazia parte do concelho de Santa Cruz da Vilariça, que posteriormente, entra em decadência.

Esta povoação, foi palco de guerras renhidas desde o tempo de D. Fernando à guerra dos sete anos em que foi arrasada, até depois às invasões francesas no início do século XIX

A fundação da povoação passou a dever-se a Mendo Corvo. Como a povoação crescia a olhos vistos, a partir de 1285, o concelho passa a ter nova sede e nova designação: concelho de Torre de Moncorvo, com um foral outorgado por D. Dinis. É então, que o monarca lhe concede alguns privilégios como o de uma feira anual, em 1319, que teria a duração de um mês e era a primeira feira franca criada em Trás o Montes. Dota também a povoação de castelos e muralhas, de onde a população resistiu às invasões dos leoneses ou castelhanos. Actualmente, dessas muralhas restam apenas alguns vestígios como restos de muros e o arco da Sr.ª dos Remédios.

Conservam-se ainda alguns monumentos históricos como a Igreja Matriz, templo de grandiosas proporções e robustíssima estrutura

O traçado das ruas e dos largos, a disposição do mobiliário urbano, os seus jardins, os seus bairros, as novas construções, os arruamentos e as estruturas fazem da freguesia e Vila de Moncorvo uma das mais aprazíveis de visitar.

Festas e Romarias

N. Sra. da Assunção (1ª quinzena de Agosto), e S. José (19 de Março), S. Sebastião (3º Domingo de Janeiro), Divino S. Cristo (Ultimo fim-de-semana de Maio), St. Leucádia (10 de Junho), S. Silvestre (31 de Dezembro) e festas da Amendoeira em Flor (fins de Fevereiro e princípios de Março).

Património
Igreja matriz, capelas em vários lugares da freguesia, muralha, cruzeiros e ponte sobre o rio Sabor.

Miradouro de S. Bento e de St. Leucádia, serra do Reboredo, margens dos rios Sabor e Douro (zonas piscatórias, praias fluviais e desporto náutico), turismo de habitação e paisagem natural.

Actividades Económicas

Agricultura, vitivinicultura, olivicultura, amendoal, industria (panificação, hotelaria, alimentar, serralharia, construção civil, mobiliário e lacticínios) comércio e serviços.




Sem comentários:

Enviar um comentário