sábado, 7 de setembro de 2013

Autocaravanismo - Encontro Autocaravanas PYC em Vouzela - 2005

Vouzela

Autocaravanismo

Encontro Autocaravanas PYC em Vouzela - 2005
Foto Reportagem

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do evento, foram captadas no Encontro das Autocaravanas PYC em Vouzela (Portugal) entre os dias 21 e 26 de Abril de 2005
.
As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Vouzela é uma vila portuguesa do distrito de Viseu, na região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 1 300 habitantes.

É sede de um município com 191,65 km² de área e 10 540 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de São Pedro do Sul, a leste por Viseu, a sul por Tondela e pela porção secundária de Oliveira de Frades, a sudoeste por Águeda e a noroeste pela porção principal de Oliveira de Frades.

Vouzela fica a 3 km das Termas de São Pedro do Sul, a 30 km de Viseu, a 60 km de Aveiro, a pouco mais de uma hora do Porto e mais ou menos três horas de Lisboa.

É fácil chegar a este concelho quer via A25 quer através das EE NN 16, 228, e 333.

O concelho tem origem no antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com São Pedro do Sul. Em 1836, Lafões foi repartido entre Vouzela e São Pedro do Sul.

História

Sobre as origens do nome Vouzela muito se tem escrito. Desde os defensores da junção de Vouga e Zela até outros, com preocupações mais eruditas, várias são as versões.

Detentores do sobre nome vouzela remanescem do seculo XI muitos ja no Brasil onde deram origem ao primeiro banco da colonia portuguesa. As primeiras referências à povoação remontam à segunda metade do século XI (1083) mas existem testemunhos de uma muito maior antiguidade: do castro da Senhora do Castelo, embora nunca tivesse sido escavado, conserva-se a muralha e aparecem à superfície fragmentos de cerâmica castreja e romana. A existência de duas sepulturas antropomórficas, nas suas imediações, prova que continuou a ser habitado na Alta Idade Média.

Num documento que data de 1083 é feita referência à existência de um antigo mosteiro, também documentado posteriormente em 1104 e 1113, no século XIII, mas os documentos passam a referir-se a igreja. As Inquirições de D. Afonso III (1258) provam que a igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz de Vouzela, é o mosteiro anteriormente referido.

Vouzela foi também berço de figuras históricas, entre outros são de citar: D. Duarte de Almeida – O Decepado de Toro (alferes - mor de D. Afonso V); São Frei Gil (dominicano falecido em 1265), padroeiro da vila e autor de várias obras entre elas “ Vitae Fratum”; João Ramalho (um dos destacados bandeirantes) e Padre Simão Rodrigues, iniciador da Companhia de Jesus em Portugal (companheiro de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier.




Sem comentários:

Enviar um comentário