sábado, 17 de agosto de 2013

Acampamentos - A FECC em Alcalá de Henares - 2005

Alcalá de Henares

Autocaravanismo

Acampamento FECC - 2005
Foto Reportagem

Acampada Nacional (47ª) da F.E.C.C. (Federação Espanhola de Campismo e Caravanismo) em Alcalá de Henares entre os dias 18 e 27 de Março de 2005.

As fotos, cuja ordem corresponde à sequência do encontro, podem ser vistas AQUI.

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********

Alcalá de Henares (pronúncia espanhola:  [alkala ðe enaɾes] ), ou seja, Citadel no rio Henares , é uma  cidade espanhola cujo centro histórico é Património Mundial , e um dos primeiros bispados de Espanha. Localizado na Comunidade Autónoma de Madrid , a 35 km a nordeste da cidade de Madrid , a uma altitude de 588 m (1.929 pés) acima do nível do mar, tem uma população de cerca de 200.000, a segunda maior da região depois da própria capital espanhola. A cidade é geralmente conhecida simplesmente como "Alcalá", mas "de Henares" é frequentemente anexado ao diferenciá-la de uma dúzia de cidades que compartilham o nome de Alcalá (do árabe palavra al-Qal'a) para fortificação ou fortaleza). O Latin nome, Complutum , é por vezes utilizado. A cidade é capital da sua região homônima, Comarca de Alcalá.

A cidade hoje

O centro da cidade permanece essencialmente medieval, com muitas ruas sinuosas de paralelepípedos, e muitos edifícios históricos. O centro da cidade perto da Plaza de Cervantes é atravessado por uma longa rua pedonal principal, a Calle Mayor . A cidade inclui a Mouraria, o bairro judeu e o bairro cristão. Estes bairros distintos deram Alcalá a reputação de "a cidade das três culturas".

O centro antigo da cidade foi em grande parte preservado, ao contrário dos subúrbios. Não houve planeamento claro pelo vereadores sobre a expansão, e as áreas suburbanas alastrando irregularmente construídas, com a adição de 1970 em estilo de blocos altos em muitos lugares.

Uma das ruas mais importantes da cidade é a Calle del Cardenal Cisneros , que leva os turistas a partir do Portão de Madrid, na entrada da cidade, ao centro da cidade, a antiga e a Catedral na Plaza de Santos Niños. O principal parque de Alcalá, Parque Municipal O'Donnell é um grande centro de lazer para os moradores da cidade e situa-se junto à estrada principal de Alcalá, Vía Complutense.

A cidade abriga uma grande população de estudantes internacionais, devido à presença da Universidade, e em particular a sua língua espanhola  e programas de literatura para estudantes estrangeiros. Alcalingua, um ramo da Universidade de Alcalá , é um dos centros de aprendizagem para os alunos do exterior a principal língua estrangeira.

As Cegonhas

Alcalá é bem conhecida pela sua população de cegonhas brancas . Seus grandes ninhos podem ser observados sobre muitas das igrejas e edifícios históricos da cidade, e são eles próprios uma atração turística importante. Situado nas planícies do rio Henares, a cidade é uma casa atraente para as cegonhas migratórias devido à ampla disponibilidade de alimentos e material de nidificação na área.

Por mais de vinte anos cegonhas de Alcalá foram contabilizados e estudados, e a proteção ativa e manutenção de seus ninhos é pela política oficial. Embora uma vez em perigo de extinção, com apenas onze pares contados entre 1986 e 1987, a população cresceu para cerca de 90 pares de residentes de hoje, muitos dos quais têm encurtado a distância e duração de suas migrações típicas para permanecer na cidade quase todo o ano.

Geografia 

A uma média de 654 m de altitude, na parte sul da Meseta Central e ocupando cerca de 88 km ², a cidade foi, durante muito tempo encapsulada entre a serra e o rio Henares ao sul e leste com a ferrovia Madrid-Barcelona a norte e oeste. No entanto, a expansão da população forçou duas novas áreas residenciais a serem criados entre a estação ferroviária e a auto-estrada. O centro histórico encontra-se aproximadamente no meio da área urbana. É caracterizada por baixos edificios, Idade de Ouro espanhola, dos quais o mais luxuoso pertence à Universidade. Estes edifícios históricos para a cidade ganharam o título de Patrimônio da Humanidade , concedido pela UNESCO em 1998.

Em torno dela existem os altos blocos, construídos rapidamente da década de 1960, durante o franquista era. Eles enchem os espaços para o norte até a linha férrea e a oeste até onde a zona industrial começa. Estes foram erguidos na década de 1960 e tem-se desenvolvido e ampliado. Agora eles ocupam mais de um terço da área da cidade que está sendo cortado pela estrada de ferro e autoestrada. Para o leste, os blocos antigos limitam com uma área mais recente de blocos menores, com jardins e casas geminadas. Este tipo de construção também compõe a paisagem dos novos bairros para além da estrada de ferro e autoestrada.

O rio continua a ser amplamente subutilizado. Embora existam planos agora em vigor para reconverte-lo em um grande local de lazer para os alcalaínos , ainda não apresenta mais do que bastante boas pistas para ciclismo e caminhada.

História

Os limites da cidade terão sido habitados desde o Calcolítico fase da Idade do Bronze. Romanos conquistaram a região no século 1 aC, e construiram a cidade de Complutum perto de um anterior Celtiberian, chamada Iplacea . Assim, tornou-se a única cidade romana na região de Madrid. Com 10.000 habitantes, alcançou o status de Municipium e tinha suas próprias instituições governamentais. Após a desmoronar do Império Romano, sob os visigodos , diminuiu, embora também se tenha tornado um local de peregrinação para o Santos Justo e Pastor.

Quando em 711 o mouros chegaram , eles subjugaram a cidade visigótica e fundaram um outro local, construindo uma al-Qal'a , que significa "fortaleza" em árabe, em uma colina próxima, conhecida hoje como Alcalá la Vieja (Alcalá Velha). Em 03 de maio de 1118, foi reconquistada pelo arcebispo de Toledo Bernard de Sedirac em nome de Castela . Os cristãos preferiram o Burgo de Santiuste no sítio romano original e a outro local árabe foi abandonado. A cidade foi cedida ao Bispado de Toledo, que lhe concedeu direitos feriais. Debaixo do domínio cristão e até ao final da Reconquista, a cidade mantinha tanto um bairro judeu como um bairro mouro e teve um famoso mercado. A sua posição central permitiu que fosse uma residência freqüente dos Reis de Castela , ao viajar para o sul.

 Em algum momento na década de 1480 Cristóvão Colombo teve a sua primeira reunião na "Casa de la Entrevista" com o Reyes Católicos , Fernando e Isabel, que financiou a viagem para o Descobrimento da América .

 A cidade sofreu graves danos durante a Guerra Civil Espanhola .

Figuras e acontecimentos históricos

O autor Miguel de Cervantes nasceu em Alcalá de Henares, e foi batizado na Igreja de Santa Maria em 1547, contudo sua família mudou-se da cidade, quando ele ainda era jovem. A cidade comemora seu aniversário a 9 de outubro de cada ano e organiza um festival anual de Cervantes. A universidade local é reconhecida como líder global no estudo de Cervantes e suas obras.

Todos os anos, em 23 de abril, dia do aniversário da morte de Cervantes, na cidade de Alcalá promove a cerimônia de premiação do Prêmio Cervantes, o mais prestigioso prêmio no mundo fa língua espanhola pelo conjunto da obra na literatura. O prêmio é concedido pelo Rei da Espanha na Universidade de Alcalá no histórico " Colegio de San Ildefonso. " Discursos sobre a importância da língua espanhola são habitualmente feitos pelo rei, pelo ministro da Cultura e pelo laureado. A cerimônia atrai uma grande variedade de personalidades da cidade, incluindo membros da família real, o primeiro-ministro, e outros. Durante a cerimônia os cidadãos de Alcalá podem ser ouvidos cantando a música da cidade, intitulado "Alcalá de Henares".

Outras figuras notáveis ​​associadas com a cidade são Fernando I de Aragão , cardeal Francisco Jiménez de Cisneros , o místico João da Cruz , o teólogo Gabriel Vázquez , o poeta Juan Ruiz , Arcipreste de Hita, e Manuel Azaña Díaz , escritor e político, que foi presidente da Segunda República Espanhola entre 1933 e 1936. Inácio de Loyola foi um estudante na universidade, mas depois de ter acabo a Inquisição espanhola , ele deixou a cidade.

Alcalá hospeda anualmente um "Noche en Blanco". Durante este festival as ruas estão cheias de música, arte, teatro e dança como os moradores da cidade celebrar a rica herança cultural de Alcalá. O festival vai pela noite dentro e nos centros ao redor da Praça de Cervantes, são colocados palcos.



Sem comentários:

Enviar um comentário