quarta-feira, 17 de julho de 2013

Distrito de Bragança - Foto Reportagem II

Carrazeda de Anciães

DISTRITO DE BRAGANÇA

Foto Reportagem

Parte II

Entre 4 e 14 de Abril de 2009, numa digressão em autocaravana, feita no Distrito de Bragança, foram captadas 889 fotos.

Por razões técnicas a foto reportagem é apresentada em duas partes.

As 446 fotos correspondentes à segunda parte da Foto Reportagem, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, o que pode ser útil se se tenciona visitar a região, podem ser vistas AQUI.  

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********


O distrito de Bragança é composto por duas regiões distintas. Mais a norte, as regiões de maior altitude constituem a Terra Fria Transmontana, onde a paisagem é dominada pelos baixos declives do planalto trasmontano; a sul, fica a Terra Quente Transmontana, de clima mais suave, marcada pelo vale do rio Douro e pelos vales dos seus afluentes. Em nível geral o distrito de Bragança é um distrito bastante montanhoso dominado por serras, montes e planaltos.

É, aliás, o Douro que constitui a característica geográfica mais importante, visto que serve de limite ao distrito ao longo de toda a sua fronteira sul, e da maior parte da fronteira oriental, até à extremidade nordeste do território português. É no vale do Douro que se situam os terrenos de menor altitude do distrito, que se situam quase todos acima dos 400 metros, com excepção dos vales dos rios principais e da região de Mirandela.

Além do Douro, os principais rios do distrito correm de norte para sul ou de nordeste para sudoeste, e fazem todos parte da bacia hidrográfica do Douro. Os principais são o rio Tua, que nasce em Mirandela da junção dos rios Tuela e Rabaçal e banha a zona ocidental do distrito, e o rio Sabor, que também nasce em Espanha, mas que corre através da zona oriental do distrito. Ambos têm uma rede de afluentes significativa, sendo que o Tuela recebe as águas do rio Baceiro, o Rabaçal as do rio Mente, e o Sabor as do Rio Azibo.

Entre os vales dos rios, erguem-se serras. A serra da Nogueira separa os vales do Tuela e do Sabor, erguendo-se até aos 1 320 metros. Mais a sul, é a serra de Bornes, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé que separa o Tua do Sabor, subindo até aos 1199 metros. A leste, a serra do Mogadouro é pouco mais que uma série de colinas que separam o Sabor do Douro, mas mesmo assim chega aos 997 metros. A norte, junto à fronteira espanhola, erguem-se as serras maiores: a serra da Coroa que sobe até aos 1274 metros de altitude a norte de Vinhais, e a serra de Montesinho que se prolonga por território espanhol, que ultrapassa os 1 400 metros de altitude.

A maior parte das barragens do distrito situa-se no Douro. São elas, de jusante para montante, a Barragem da Valeira, a Barragem do Pocinho, a Barragem de Saucelle (já no Douro Internacional), a Barragem de Aldeadávila, a Barragem da Bemposta, a Barragem do Picote e a Barragem de Miranda. Nos afluentes do Douro, existem as barragens do Azibo, Nuzedo de Baixo e de Rebordelo, estas duas bem próximas uma da outra, no extremo sul do concelho de Vinhais.






Sem comentários:

Enviar um comentário