sexta-feira, 12 de julho de 2013

Distrito de Braga - Foto Reportagem I

Braga - Santuário do Bom Jesus

DISTRITO DE BRAGA

Foto Reportagem

Parte I

Entre 18 e 27 de Março de 2008, numa digressão em autocaravana, feita no Distrito de Braga, foram captadas 619 fotos.

Por razões técnicas a foto reportagem é apresentada em duas partes.

As 304 fotos correspondentes à primeira parte da Foto Reportagem, cuja ordem corresponde à sequência do percurso, o que pode ser útil se se tenciona visitar a região, podem ser vistas AQUI.  

Para ver as fotos em “tela inteira” não se esqueça de pressionar a tecla “F11”. Para voltar ao formato inicial prima de novo “F11”.

**********


O Distrito de Braga é um território bastante acidentado, dominado por altitudes elevadas a leste, junto à fronteira espanhola e aos limites com o distrito de Vila Real, e descendo até ao litoral ocidental, num relevo cortado pelos vales de vários rios que correm de es-nordeste para oes-sudoeste.

As altitudes maiores encontram-se na Serra Amarela (1 361 m), no limite com o distrito de Viana do Castelo e na fronteira com Espanha, com a Serra do Gerês, que tem a sua maior altitude, 1 545 m, precisamente no limite com o distrito de Vila Real e muito perto da fronteira espanhola, e na parte ocidental da Serra da Cabreira, que atinge, dentro do distrito de Braga, 1 262 m de altitude.

O vale do rio Cávado é o acidente mais importante relacionado com a rede hidrográfica, cortando totalmente o distrito e dividindo as suas montanhas em duas áreas distintas. O Cávado entra no distrito a leste, onde serve de fronteira com o distrito de Vila Real ao longo de alguns quilómetros, e vai desaguar no Oceano Atlântico no litoral de Esposende, a oeste, a única zona do distrito relativamente plana. A bacia hidrográfica do Cávado inclui ainda o vale do Rio Homem, que nasce no Gerês e desagua no Cávado na confluência dos concelhos de Vila Verde, Amares e Braga.

A sul do Cávado, outro vale importante é o do rio Ave, rio que nasce no distrito, na Serra da Cabreira, e atravessa a sua parte sul, servindo de fronteira com o distrito do Porto ao longo de quase 20 km. Um dos afluentes do Ave, o Rio Vizela, continua o limite sul do distrito ao longo de outros 20 km. O Rio Este, que passa na capital do distrito, é outro afluente relevante do Ave.

A norte, é o vale do rio Neiva a servir de limite com o distrito de Viana do Castelo ao longo de toda a parte baixa do curso deste rio (bastante curto). Por outro lado, a parte sueste do distrito faz parte da bacia hidrográfica do rio Douro, por intermédio do rio Tâmega, que serve de fronteira com o distrito de Vila Real e com o distrito do Porto, e de alguns dos seus afluentes de pequenas dimensões.

Há várias barragens no distrito. A mais conhecida é a Barragem de Vilarinho das Furnas, no curso superior do rio Homem. No baixo Cávado situa-se a Barragem de Penide e no alto Cávado ficam a Barragem da Caniçada, a Barragem de Salamonde e Barragem da Venda Nova. No rio Ave ficam algumas barragens pequenas e a Barragem do Ermal, bastante maior.

A costa, incluída por inteiro no concelho de Esposende, é arenosa.”



Sem comentários:

Enviar um comentário